Escola do Legislativo

No município de Pouso Alegre – MG, a educação cidadã iniciou-se no ano de 2004, com a criação da Câmara Mirim, através da Resolução nº 993, tendo como público-alvo os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Visando-se a propagação e a continuidade dos projetos de educação cidadã, no ano de 2006, a Resolução nº 1044 deu luz à Câmara Jovem, voltada aos alunos integrantes do Ensino Médio.

E, em 2008, a Resolução nº 1061 veio instituir a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, e desde então os trabalhos centrados na educação cidadã não cessaram. Dessa forma, surgiu, em 2010, por meio da Resolução nº 1127, a Academia Juvenil de Letras.

Partindo-se da existência das supracitadas Câmaras Mirim e Jovem, na Escola do Legislativo de Pouso Alegre, foram criados ainda mais dois novos projetos no ramo da educação cidadã: a Câmara do Idoso e a Câmara Universitária.

Almejando o máximo alcance da educação cidadã, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, através da Resolução nº 1224, criou, em 2015, a Câmara Pré-Mirim, atingindo, dessa forma, o único público que ainda não estava no escopo dos projetos da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – os integrantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Conta ainda com diversos outros projetos como Autoridade por um dia, Parla Jovem, Arte nas Ruas, Constituição em Miúdos, Gincanas do Saber, Educador do Ano, participante do Parlamento Jovem Minas, etc.

Hoje a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre tem se tornado referência no ensino e disseminação da educação cidadã, visitando e sendo visitada por municípios de todo o Brasil!

Site da Escola do Legislativo de Pouso Alegre

© Copyright 2019 - Portal Nacional da Cidadania
www.pcidadania.com.br