Constituição em Miúdos

Constiuição em Miúdos Visando simplificar o conteúdo de nossa Carta Magna, de modo a torná-lo mais didático e facilmente compreensível, despido de vocábulos técnico-jurídicos que muitas vezes impossibilitam sua correta compreensão, A Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho lançou a renomada obra Constituição em Miúdos, uma releitura da Constituição Federal, de autoria da Diretora Madu Macedo, que já percorrera inúmeros municípios de nosso país, levando a educação cidadã aos jovens de 12 a 15 anos.

Visando a efetividade da Constituição em Miúdos, de modo a utilizá-la como verdadeiro objeto propulsor da cidadania, a Lei nº 5667/16 autorizou o Poder Executivo a implantar o estudo da obra nas escolas da rede municipal, no âmbito do município de Pouso Alegre – MG. A Constituição em Miúdos já tem um alcance nacional e tem sido fonte para outros projetos como a Gincana do Saber, outro projeto da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Nessa gincana, os alunos estudam o conteúdo da Constituição em Miúdos para uma dinâmica de perguntas e respostas.

No projeto Parlamento Jovem Minas 2017, foi aprovada uma proposta dos jovens participantes pedindo à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa, a alteração da Lei Estadual 15.476/2005 incluindo o estudo da Constituição em Miúdos no ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de forma interdisciplinar, promovendo o debate político!

Cartilha de Atividades Ainda não satisfeita e visando o aprimoramento contínuo da educação cidadã, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho dispendeu seus esforços na criação da Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos, destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, que, dessa forma, passaram a ter um acesso ainda mais simplificado ao conteúdo da obra, por meio de exercícios multidisciplinares e didáticos. Em 2016 foi inserida no plano decenal e foi aprovada a Lei Municipal.

Almejando a efetiva aplicação tanto da obra Constituição em Miúdos, como de sua Cartilha de Atividades, em 2017 também foi criada a Gincana do Saber dos Miúdos. Participam todas as escolas municipais, inclusive a APAE, que trabalharam o conteúdo da Cartilha de Atividades ao longo do ano, numa divertida gincana de conhecimento em que todos ganham prêmios e muito conhecimento. Além disso, é premiada a escola que desenvolver o projeto mais inovador de aplicação dos conhecimentos trabalhados. São exemplos: visita a bairros, hospitais, postos de saúde, pontos de ônibus, pontos de lixo, prefeitura, câmara, etc.

Visando atender a todos os brasileiros, a Constituição em Miúdos ainda pode ser encontrada tanto em braile como em áudio! O sucesso é tão grande, que o número de downloads da Constituição em Miúdos no site do Senado é superior aos da própria Constituição Federal!

Constiuição em Miúdos 2 Em 2018, foi lançada a Constituição em Miúdos II. Mais uma vez com o fundamental apoio da ABEL - Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e Contas e da Gráfica do Senado. Desta vez, a obra aprofunda assuntos do primeiro livro e traz novos conhecimentos como: reforma trabalhista, empreendedorismo social, reforma do ensino médio, etc.

E mais uma vez, também foi criada mais uma modalidade de gincana, a Gincana do Saber Jovem, destinada a alunos do Ensino Médio. O envolvimento das escolas nas gincanas é tão grande que todas as esferam estão presentes: municipais, estaduais, federais e particulares. Para atender à crescente demanda por esse conhecimento, foi criada uma etapa regional da Gincana do Saber Mirim, que tem como material base a Constituição em Miúdos I, participando diversos municípios de Minas Gerais. Enquanto que para o ensino superior, foi criada a Gincana do Saber Universitária, em que alunos de universidades serão questionados sobre assuntos de ambas as obras.

LINKS E DOWNLOADS:

Áudio Constituição em Miúdos

PDF Constituição em Miúdos

PDF Constituição em Miúdos 2

PDF Cartilha de Atividades da Constituição em Miúdos

Aquisição na gráfica do Senado

© Copyright 2019 - Portal Nacional da Cidadania
www.pcidadania.com.br